Skip to main content

ORACLE – SPED NFe para JDEdwards


ORACLE – SPED NFe para JDEdwards

Auditorio Oracle / SP – 13/08/2008 das 8:30 as 12:00



Apresentação de Andre-Faria – Gerente de Canais e Alianças – Oracle, onde acolocou os objetivos da reunião: Apresentar as estratégias da Oracle par SPED e Nfe para a plataforma. Estavam presentes na reunião: Diane/Salvador e Guido, principais responsáveis pela localização do produto e Odair,Gerente de vendas da Oracle e alguns parceiros de Solução:
o Mastersaf: José Lima
o Synchro: Martinez
o Alliance: Dulce
o Lynas Logic - Angelo
o Lumen IT - Werner
· Diane, juntamente com a sua equipe apresentou um overview da solução, bem como algumas planilhas que foram mapeadas pela Oracle e irá facilitar para a base na identificação das informações para o Sped/NFe
· As seguintes datas de entrega/estratégias foram apontadas pela Oracle
o SPED Fiscal = Q4 2008.
§ Foi sugerido aos clientes modificarem as UBEs de 0 a 8 a UBE 9 é o formatador para o arquivo final, dada a sua complexidade não é aconselhável alterá-la
o SPED Contábil = Q1 2009
§ A mesma sugestão foi apresentada (alterações das UBEs).
§ A base solicitou a Oracle que re-avaliasse a data de entrega deste item pois temos que preparar as informações de 2008 para entrega em Jun/2009 – colocar Q1-2009, pode ser entregue até Abril o que não teremos tempo hábil.Um novo posicionamento da Oracle deve acontecer neste sentido.
o NFe = Q4 2008.
§ O JDE não trata a questão da mensageria, mas gera o .Xml, sendo que o produto também vai tratar o retorno enviado pelo software de terceiro, desta forma dando continuidade e liberação dos pedidos dentro do ERP

· Foi aberta uma sessão de perguntas e respostas para a base, as principais perguntas foram elaboradas:
o O produto foi concebido para tratar a localização independentemente de outras soluções, mas não é o que foi apresentado. Algumas empresas bem menores de solução fornecem a solução completa é possível fazer também a parte de mensageria dentro do E1?
§ Sim é possível, mas o esforço para fazer isso dentro do E1 torna essa opção inviável. Há problemas tecnológicos que serão resolvidos nas versões posteriores do produto, com inclusão da arquitetura SOA, dando ao produto essa possibilidade.
o Há um volume muito grande de objetos nas atualizações para as soluções SPED/NFE. Há como fazer E.S.U com o estritamente necessário para a necessidade dos clientes?
§ Explicações sobre o processo de instalação/criação das E.S.U.s pela Oracle. Esse processo não é controlável - quando há relações entre outros objetos ele inclui uma série de outros necessários, para que não haja problemas de trabalharmos com código desatualizado. Também há um corte quando o volume de E.S.U.s se torna muito grande o que chamamos de “baselines E.S.U”. O Sr.Salvador garantiu que quando o código já esta atualizado o objeto não é transferido novamente, sendo que os clientes devem testar sempre em outros ambientes dado as ocorrências de customizações.

o Algumas empresas presentes, já na versão 8.12, questionaram porque estão passando por dificuldades após instalação dos pacotes, segundo informações o ERP parou?
§ A Oracle sabia dos problemas que estão sendo tratados perante aos clientes. Sugeriram sempre utilizar o sistema oficial de chamados “TARs” para que os problemas dos clientes possam ser escalados o que costuma dar bons resultados.
o Foi questionado sobre as Customizações necessárias após o lançamento das E.S.U.s: Nas maioria das vezes é necessário “customizar” para fazer funcionar as soluções. Não estariam os clientes “financiando” as modificações para a Oracle?
§ O Oracle diz que não, uma vez que cada cliente pode “abrir chamados” e solicitar que os produtos funcionem conforme desenhado.
§ A Base reclamou principalmente o problema de “timing” ou seja tempo para que isso ocorra. Importante que a Oracle saiba que os clientes estão sofrendo pressões do Governo e são autuados caso não sejam entregues os arquivos dentro dos prazos divulgados.
§ Sobre isso alguns items de prazos serão reavaliados (Sped Contabil). Na próxima sexta-feira serão divulgadas as informações passadas nesta reunião, bem como as planilhas apresentadas.
o Foi questionada a Oracle sobre o volume de chamados abertos sem retorno?
§ Foi colocado pela Oracle novamente a possibilidade de escalar chamados/perguntou para os presentes quem utilizava esse recurso – quase ninguém demonstrou conhecer o processo.
§ Neste ponto foi lembrando aos clientes para que utilizem a estrutura do Grupo de Usuários que continua viva e ativa. É importante a participação de todos para que as solicitações sejam levadas em “conjunto” para a Oracle, sendo que a iniciativa desta reunião inclusive foi uma solicitação do GU que saiu da última reunião do Grupo. Presente o conselheiro Sr. Juliano Prandini (Grupo LWART) ficou a disposição para conversar/encaminhar empresas que gostariam de aderir ao GU.
§ Na próxima reunião do GU o Sr. Odair sugeriu reservar um espaço para a Oracle demonstrar o seu sistema de chamados.
o Dado o volume de empresas que ainda não iniciaram seus processos de adequação à legislação como os fornecedores de soluções estão se estruturando para atender a demanda?
§ Todos os parceiros se posicionaram de forma a mostrar que estão desenvolvendo recursos ou fazendo alianças neste sentido.
§ Foi unâmime a posição de todos que caso as empresas não começarem a se mobilizar haverá um gap, entre a demanda e oferta de mão de obra especializada, uma vez que as grandes dificuldades não estão na parte técnica mas sim na parte funcional, ou seja o projeto SPED/Nfe demandará novas estruturas ou informações que não estão presentes ou estão estruturadas de forma diferente dentro dos ERPs das empresas. Organizar tudo isso dentro de um produto, qualquer que seja ele, demandará muito trabalho – o projeto é praticamente tão complexo como uma implantação.
o Duvida da base WorldSoftware como será a liberação das modificações para esse produto?
§ Segundo informações (?? Favor checar??) para essa base somente estarão liberadas para CUM 16. Clientes presentes estavam na Cum 9,10,11 cobraram um posicionamento.
§ O assunto será levado ao GU, há clientes nessa plataforma que já solucionaram os problemas.

A reunião foi encerrada, ficando a Oracle responsável por passar as informações/respostas dadas nesta reunião como também sobre revisões de alguns itens.

Comments

Post a Comment

Thanks for your comment!

Popular posts from this blog

JD Edwards 9.1 Standalone Installation Tutorial

Hello and welcome to JDEFUSION.com! Here's a video tutorial on how to install the newest JD Edwards 9.1 version! In only six steps and no magic, you will have your JD Edwards up and running, including the Web version! The JD Edwards team did an outstanding job on this new version and I'm proud to be the first to document in video the installation steps and show you the system working after the installation. The tutorial is divided in the following steps: Images download - E-Delivery Directory preparation Oracle 11g 32 bit installation JDE Demo installation Post installation procedures System check By following the video you'll be able to have your own JD Edwards' instance running directly in your PC or you may also install as a Virtual Machine using Oracle Virtual Box. The base OS I'm using for this tutorial is Linux and as you can see, the Virtual Box VM works fast and is also stable. Please let me know if you need some information on how to se

Tools Release 9.2.2.4

A new experience on www.innova9.io!

After almost a year, a new and redesigned web site for Innova9. With this new website, we'll be able to communicate better, educate better, and we launch a new initiative for integrations: We'are now Dell Boomi's Partner and we can build seamless integrations for on-prem, Cloud and hybrid business scenarios using JD Edwards' Orchestrator and the versatility of Dell Boomi. Also, we're launching our Products section, starting small with our JD Edwards' Sandbox installation and hosting as well as our Orchestrator Masterclass. There's more to come! Take a look at our Services: all focused on EnterpriseOne innovations, from UX One Enablement, to our new Online Help Desk, where we'll serve your Business Analysts, Power Users, and End Users with instant messages to help with UX and User Defined Objects activities. All in a super affordable price, available per user / per month on subscription base. Want more? Our articles now have a new place! Started with